English - Português
Abrir 1ª página Loja AMI
Início • AMI no Mundo • 

AMI como Financiadora de Projetos

Para além da sua intervenção em Missões de Emergência e em Missões de Desenvolvimento com equipas expatriadas, a AMI tem vindo a desenvolver desde 1989 uma outra vertente de promoção do desenvolvimento, através do financiamento dos Projetos Internacionais em Parceria com Organizaçãoes Locais (PIPOL).

Esta parceria consiste no financiamento pela AMI de projetos apresentados por essas organizações, bem como no apoio a esses parceiros na elaboração e gestão de ciclo de projeto, no envio de expatriados e na realização da Aventura Solidária (atualmente no Brasil, Senegal e Guiné-Bissau).

Esta vertente da AMI é fundamental, na medida em que contribui para a promoção do desenvolvimento através de organizações que estão instaladas no terreno, permitindo  intervenções sustentáveis  que dinamizam a sociedade civil dos países de intervenção. Com um pequeno apoio, estas organizações conseguem fazer um trabalho notável, com custos logísticos e recursos humanos adaptados às diferentes realidades.

Só em 2012, a AMI financiou 30 projetos de 26 organizações locais em 15 países de África, América Latina e àsia, sendo o maior número de projetos financiado na Ásia e em África. O orçamento da AMI para esta vertente ronda os 500.000€ por ano.

O primeiro PIPOL na história da AMI foi implementado na Índia, em 1989.

Os trâmites das parcerias com ONG locais:
Esse processo de cooperação entre a AMI e as ONG parceiras inicia-se geralmente com a receção de uma proposta de projeto, apresentado de acordo com as nossas directrizes. Todas as propostas recebidas são depois incluídas e analisadas na avaliação que se realiza no final de cada ano civil, sendo então seleccionados 5 a 10 novos PIPOL para beneficiarem de apoio financeiro da Fundação AMI no ano seguinte.

Os projetos abrangidos são de diversas áreas, como a construção/reabilitação de infraestruturas de saúde e educação; acções de formação e sensibilização; segurança alimentar; atividades geradores de rendimento, entre outras, desde que tenham como objetivo último contribuir para a promoção do desenvolvimento e melhoria das condições de vida.
O financiamento está geralmente limitado a 15.000 Euros por proposta e por ano.

Requisitos para a apresentação de projetos:
- Ser uma Associação ou ONG constituída juridicamente
- Estar sedeada num país em desenvolvimento
- Ser uma organização ativa e com trabalho feito

O financiamento dos PIPOL (Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais):
Enquanto ONG e apesar de assegurar com fundos próprios o financiamento destes PIPOL no seu arranque, a AMI procura o apoio da sociedade civil para os mesmos, quer através  de donativos de empresas, organizações da sociedade civil ou autarquias portuguesas interessadas em financiar parcialmente ou na íntegra um destes PIPOL, quer através da participação de particulares ou empresas na Aventura Solidária, iniciativa criada com o objetivo de fomentar uma participação mais direta no desenvolvimento.

Para mais informações, contactar o Departamento Internacional, através do e-mail: internacional@ami.org.pt



Mais informaçãoCartões AMI
Cartão de Saúde AMI
Cartão de Crédito Barclaycard AMI
http://loja.ami.org.ptLoja AMI
Livros, Papelaria, Vestuário e muito mais!
http://fernandonobre.blogs.sapo.ptBlog "Contra a Indiferença"
Consulte o blog de
Fernando Nobre
Secções
Pesquisa
Donativos online