English - Português
Abrir 1ª página Loja AMI
Início • AMI no Mundo • 

Missões com Equipas Expatriadas

Missões de Emergência:

As missões de emergência (Acção Humanitária) pretendem dar resposta a situações de catástrofe. De origem natural, como é o caso de sismos, tsunamis, furacões, seca extrema, entre muitas outras ou de provocadas pelo homem, nomeadamente as originadas por guerras ou conflitos.

Têm como objectivos gerais, o alívio do sofrimento das vítimas, garantir a sua subsistência, proteger os seus direitos fundamentais, defender a sua dignidade e ainda contribuir para diminuir o processo de desestruturação socioeconómica da comunidade e prepará-la para enfrentar possíveis desastres.

Este tipo de intervenção da AMI consiste numa ajuda imediata e numa intervenção no terreno, que pode durar algumas semanas, meses ou estender-se até 1 ano de intervenção directa. Nesta fase, pretende-se assegurar necessidades básicas e restabelecer as condições que existiam antes da crise.

Os projectos na área da saúde, que incluem assistência médica em campos de deslocados, clínica móvel e ajuda medicamentosa, são elaborados e implementados directamente pela AMI, com o envio de recursos humanos e materiais.

A partir de 2010, com a intervenção de emergência no Haiti, a AMI passou a fazer também gestão de campos de deslocados, em coordenação com as organizações prestadoras dos diversos serviços (água e saneamento, distribuição alimentar, saúde, etc.), assegurando que cada um destes fornece os mesmos com a regularidade necessária e cumprindo todos os critérios e requisitos previstos.

Para a montagem das missões de emergência, que implicam um envolvimento de toda a estrutura da AMI, é fundamental ter capacidade financeira, capacidade logística e organizativa e recursos humanos disponíveis para partir rapidamente para o terreno. São também fundamentais os dispositivos internos de alerta e planos de evacuação para garantir a maior segurança possível às equipas expatriadas.

As equipas que integram estas missões são normalmente constituídas por médicos, enfermeiros, logísticos e coordenadores de projecto e de país.

Para mais informações sobre o perfil dos voluntários para missões de emergência, clique aqui.

Missões de Desenvolvimento:

A Cooperação para o Desenvolvimento pretende dar resposta a problemas sociais e económicos de carácter estrutural e tem como objectivo geral, combater as dificuldades de forma sustentável e duradoura, através de um esforço conjunto de ajuda dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento.

É nesta lógica que se enquadram as missões de desenvolvimento da AMI, com equipas expatriadas, focadas na promoção da saúde e do desenvolvimento das comunidades onde intervimos.

De forma geral, a AMI tem apostado em projectos de formação e capacitação dos recursos humanos locais, de promoção do associativismo local, de segurança alimentar, de promoção da higiene e de preservação do meio ambiente, além de intervenções mais específicas na área da saúde como é o caso da promoção da saúde escolar ou da promoção da saúde oral.

Estas intervenções podem demorar anos ou décadas. Pretende-se com elas, contribuir para condições de vida melhores do que aquelas existentes antes da intervenção.

Sempre que possível, a AMI aposta no estabelecimento de parcerias com organizações locais para a implementação destes projectos ou, em locais onde estas não estão presentes, direccionar as suas intervenções para o trabalho formativo e de capacitação com grupos específicos, como os jovens, mulheres ou as comunidades escolares, no sentido da sua organização e constituição como associações.

As equipas expatriadas que integram estas missões são normalmente constituídas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de desenvolvimento, coordenadores de projecto e coordenadores de país.

Para mais informações sobre o perfil dos voluntários para missões de desenvolvimento, clique aqui.



Mais informaçãoCartões AMI
Cartão de Saúde AMI
Cartão de Crédito Barclaycard AMI
http://loja.ami.org.ptLoja AMI
Livros, Papelaria, Vestuário e muito mais!
http://fernandonobre.blogs.sapo.ptBlog "Contra a Indiferença"
Consulte o blog de
Fernando Nobre
Secções
Pesquisa
Donativos online