English - Português
Abrir 1ª página Loja AMI
Início • AMI no Mundo • 

Estratégia Internacional

A AMI tem como visão, um mundo sem desigualdades e sofrimento, tendo o Homem no centro das suas preocupações e um mundo mais sustentável, mais harmonioso, mais inclusivo, menos intolerante, menos indiferente, menos violento.
Por isso, a sua actuação assenta hoje em quatro pilares: Assistência Médica, Acção Social, Ambiente e Alertar Consciências, tendo por Missão levar ajuda humanitária e promover o desenvolvimento humano, tendo em conta os Direitos Humanos e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, nas áreas da saúde, social e ambiental, em qualquer parte do mundo, independentemente de raça, idade, género, nacionalidade, política, religião, filosofia ou posição social, olhando para cada pessoa como um ser único, insubstituível, digno de atenção e cuidado.

A nível internacional, a AMI procura adequar a sua intervenção às características e necessidades do contexto, assumindo para tal uma intervenção faseada, tendo sempre como fim último, a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.

Com esse fim, a AMI leva a cabo três tipos de intervenções:

- Missões de Emergência: Realizadas em situações em que se justifique o envio de recursos humanos expatriados e materiais como resposta a crises naturais ou humanas. Estas intervenções implicam a elaboração e implementação de projectos, preferencialmente na área da saúde, implicando um envolvimento de toda a estrutura da AMI.  

- Missões de Desenvolvimento: À semelhança das Missões de Emergência, são intervenções com um projecto centrado na área da saúde e que fazem uso dos recursos da organização, mas com um contexto diferente. Nestes casos, é o da Cooperação para o Desenvolvimento. Estas intervenções, que incluem o envio de pessoal expatriado, decorrem em países onde Estado e o Terceiro Sector do país apresentam dificuldades em desenvolver uma intervenção que abranja todo o território nacional, optando a AMI por localizar-se em áreas que ainda não estão cobertas ao nível dos cuidados de saúde primários.
- Projectos em Parceria com ONGs Locais: Consistem no financiamento e acompanhamento a projectos elaborados e implementados por organizações locais de países em desenvolvimento. Este tipo de intervenção pode surgir em contextos de Acção Humanitária ou de Cooperação para o Desenvolvimento, sempre que existam estruturas e recursos humanos locais que possam dar respostas às necessidades identificadas. Os projectos apoiados abrangem áreas como a saúde, a educação, a segurança alimentar, a criação de actividades geradoras de rendimento, entre outras.

Após o fecho de algumas das suas missões de emergência e de desenvolvimento, a AMI tende a manter a sua presença no terreno, através desta última vertente, financiando “micro-projectos”. Foi o que aconteceu em Angola, após o fecho da missão em 2008; em Timor, após a saída da equipa em 2006; em Cabo Verde, a partir de 2011; no Haiti, desde Março 2011, entre outros.


Mais informaçãoCartões AMI
Cartão de Saúde AMI
Cartão de Crédito Barclaycard AMI
http://loja.ami.org.ptLoja AMI
Livros, Papelaria, Vestuário e muito mais!
http://fernandonobre.blogs.sapo.ptBlog "Contra a Indiferença"
Consulte o blog de
Fernando Nobre
Secções
Pesquisa
Donativos online